domingo, 14 de novembro de 2010

Trojan horse (Cavalo de tróia)

   Na informática, um cavalo de tróia (trojan horse) é um programa, normalmente recebido como um “presente” (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário. O cavalo de tróia pode executar algumas funções maliciosas, como: instalação de keylogger e screenlogger (temas de próximas postagens); furto de senhas e informações sensíveis, como número de cartão de crédito, conta do banco entre outras; inclusão de backdoor (também tema de uma próxima postagem); alteração e destruição de arquivos. 

O Cavalo de Tróia na História


   Conta a mitologia grega que o “Cavalo de Tróia” foi uma grande estátua, utilizada como instrumento de guerra pelos gregos para obter acesso a cidade de Tróia. A estátua do cavalo foi recheada com soldados que, durante a noite, abriram os portões da cidade possibilitando a entrada dos gregos e a dominação de Tróia. Daí surgiram os termos “Presente de Grego” e “Cavalo de Tróia”. Aconcelho, para saber mais da história do Cavalo de Tróia, que você assita o filme "Tróia" , produzido pela Warner Bros, com Brad Pitt e Orlando Bloom, dentre outros.

                                                      (Cena do Filme "Tróia")

Diferenças entre Trojan, Vírus e Worm
   A principal diferença é que não pode infectar outros arquivos e nem propagar cópias de si mesmo automaticamente, diferente dos vírus e worms(tema de uma próxima postagem). Um cavalo de Tróia necessita ser executado. Podem existir casos que o trojan contenha um vírus ou um worm, porém, mesmo nesses casos, dá pra se distinguir as ações dos vírus e worms dos trojans.

Instalação do trojan no computador
   O cavalo de Tróia necessita ser executado para se instalar. Ele pode estar em  um site ou anexo de email. Se você detém de um programa leitores de email, CUIDADO. Só o fato de ler a mensagem já executa o trojan.

O que um cavalo de Tróia pode fazer em um computador?
   Normalmente, o cavalo de Tróia instalará programas para facilitar o invasor de ter domínio total sobre a máquina. Estes programas podem permitir que o invasor: tenha acesso e copie todos os arquivos armazenados no computador; descubra todas as senhas digitadas pelo usuário; formate o disco rígido do computador, etc. O cavalo de Tróia pode sim instalar programas sem que o usuário perceba!

Como se proteger?
   Ter um bom antivírus, ou se preferir algo mais específico, um bom anti trojan, que são softwares especializados nesses tipos de malwares. Exemplos de anti trojans: Anti- Trojan Elite, Anti Trojan Pro, Twister entre outros. 
 
 O tema da próxima postagem é o Worm. Não perca! Lembrando: para mais informaçõs, contamos também com um twitter: http://twitter.com/fecip_1141b , um email: fecip1141b@gmail.com e uma comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107787445 . Acesse e fique bem informado. Até a próxima!  





3 comentários:

† Raphael Colli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
† Raphael Colli disse...

Caro amigo,tenho uma dúvida maio que ,ignorante por meu sinal. Mas, o Trojan Horse pode ser considerado um Spyware e por que?

netsegura disse...

caro amigo raphael, antes de responder, devemos saber o que é cada um. Trojan instala coisas sem o conhecimento do usuário, já o spyware rouba informações. A resposta a sua pergunta: depende, pois se o trojan for configurado para roubar informações escondido do usuário, ele estará fazendo o que um spyware faz. Espero ter respondido a sua pergunta, caso não, poste outro comentário que lhe explicarei mais aprovundadamente. valew e continue postando suas dúvidas aqui, no Segurança na Internet.

Postar um comentário