Você já ouviu falar em vírus de computador? A grande maioria responderá sim, desde os iniciantes até os experientes. É quase impossível para quem utiliza a Internet nunca ter ouvido esse termo antes. Porém, muitos podem desconhece-lo e é por isso que essa postagem foi criada para explicar para os iniciantes e tirar dúvidas até mesmo dos mais experientes.
Vírus de computador é um malware (programa malicioso), criado por programadores, que, assim como um vírus biológico (exemplo muito popular é o H1N1), infecta um sistema, se multiplica (fazendo cópias de si mesmo) e tenta se espalhar por diversos modos. É bom enfatizar que o vírus depende da execução do arquivo ou programa hospedeiro para se tornar ativo e continuar seu processo de infecção. Você deve estar se perguntando: como assim? Eu não executarei o vírus, pois o mesmo depende disso. O problema é que ele não vem com sua verdadeira "cara". Mas adiante vamos conhecer alguns meios utilizados por muitos vírus.
Como o vírus afeta meu computador?
Normalmente, ele assume o controle total de sua máquina, podendo fazer qualquer coisa, desde mostrar uma mensagem de "Parabéns", destruir arquivos e programas, ou seja, o que ele foi programado para fazer.
Como ocorre a infecção?
Para que um computador seja infectado, é preciso que um programa infectado seja executado. Para isso, existem diversas maneiras, entre elas: abrir anexos de e-mails ou arquivos do Word, Excel, etc.; arquivos infectados em outros computadores, porém, com o compartilhamento, contraisse o vírus instalar programas de procedência duvidosa, através de pen drives, cd, dvd, baixados da Internet; e ter mídias removíveis infectadas, que quando inseridas no computador, infectam o mesmo dentre muitos outros exemplos, mais recentes, porém para saber deles, recomendo a leitura de jornais, revistas, sites especializados nisso.
Um computador pode ser infectado por um vírus sem que perceba, pois muitos procuram permanecer ocultos ou inativos por um tempo, sendo executados em uma data específica. É muito propagado por e-mails. Existem ainda os vírus de macros, que se espalham através de programas como Word, Excel e PowerPoint, que são mais suscetíveis a esses vírus, enquanto os arquivos em RTF e PDF são menos.
Como saber se um computador está infectado?
A melhor maneira é instalar um programa antivírus, porém o mesmo tem que estar atualizado, pois, senão, não adiantará muita coisa.
Algumas Medidas de Proteção contra esse perigo
- Manter o antivírus ativo e atualizado;
- Não abrir automaticamente os anexos de e-mails, antes disso, fazer uma verificação nele;
- Configurar o antivírus para que verifique discos removíveis automaticamente;
- Não executar arquivos nem programas sem antes verificar ele antes.
Saiba Mais
Vírus não infectam apenas computadores, podem infectar notebooks, telefones celulares e PDAs também. Sobre os vírus de celulares, a infecção pode ocorrer desse modo: alguém lhe manda uma mensagem que diz que seu telefone está preste a receber um arquivos, então você permite que o mesmo se instale e se execute em seu aparelho e o vírus continua se espalhando. Para não ser a próxima vítima, não deixe seu bluetooth ligado quando não o estiver usando e não aceite arquivos de terceiros.
O tema da próxima postagem é o trojan. Não perca! Lembrando: para mais informaçõs, contamos também com um twitter: http://twitter.com/fecip_1141b , um email: fecip1141b@gmail.com e uma comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107787445 . Acesse e fique bem informado. Até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário