Eles se propagam através de unidades compartilhadas em uma rede ou e-mails infectados, ele desabilita os antivírus mais conhecidos impedindo sua remoção, o worm também abre portas em seu pc criando um server que permite conexões remotas no qual o usuário remoto pode pegar suas senhas e seus arquivos, ter total acesso as suas unidades de disco.
skip to main |
skip to sidebar
É o tipo de programa mais inteligente já criado. Ele não so se espalha pelo computador e espera pela sorte de infectar outro através de um dispositivo contaminado, como também tem o poder de ser espalhar por toda Network. Os worms podem infectar toda uma rede de sistemas e fazer nelas um bom estrago.
Quer saber tudo sobre Segurança na Internet? Então venha participar de nossa palestra. Ela acontecerá na Escola Técnica do Rio de Janeiro (ETERJ), no dia 26 de novembro às 14:30. Venha! Você é o nosso convidado especial! Não perca! Para mais informações, entre em nossa página sobre o palestra: http://netsegura-fecip2010.blogspot.com/p/palestra-sobre-seguranca-na-internet.html .
Como se proteger?
Você já ouviu falar em vírus de computador? A grande maioria responderá sim, desde os iniciantes até os experientes. É quase impossível para quem utiliza a Internet nunca ter ouvido esse termo antes. Porém, muitos podem desconhece-lo e é por isso que essa postagem foi criada para explicar para os iniciantes e tirar dúvidas até mesmo dos mais experientes.
Vírus de computador é um malware (programa malicioso), criado por programadores, que, assim como um vírus biológico (exemplo muito popular é o H1N1), infecta um sistema, se multiplica (fazendo cópias de si mesmo) e tenta se espalhar por diversos modos. É bom enfatizar que o vírus depende da execução do arquivo ou programa hospedeiro para se tornar ativo e continuar seu processo de infecção. Você deve estar se perguntando: como assim? Eu não executarei o vírus, pois o mesmo depende disso. O problema é que ele não vem com sua verdadeira "cara". Mas adiante vamos conhecer alguns meios utilizados por muitos vírus.
Como o vírus afeta meu computador?
Normalmente, ele assume o controle total de sua máquina, podendo fazer qualquer coisa, desde mostrar uma mensagem de "Parabéns", destruir arquivos e programas, ou seja, o que ele foi programado para fazer.
Como ocorre a infecção?
Para que um computador seja infectado, é preciso que um programa infectado seja executado. Para isso, existem diversas maneiras, entre elas: abrir anexos de e-mails ou arquivos do Word, Excel, etc.; arquivos infectados em outros computadores, porém, com o compartilhamento, contraisse o vírus instalar programas de procedência duvidosa, através de pen drives, cd, dvd, baixados da Internet; e ter mídias removíveis infectadas, que quando inseridas no computador, infectam o mesmo dentre muitos outros exemplos, mais recentes, porém para saber deles, recomendo a leitura de jornais, revistas, sites especializados nisso.
Um computador pode ser infectado por um vírus sem que perceba, pois muitos procuram permanecer ocultos ou inativos por um tempo, sendo executados em uma data específica. É muito propagado por e-mails. Existem ainda os vírus de macros, que se espalham através de programas como Word, Excel e PowerPoint, que são mais suscetíveis a esses vírus, enquanto os arquivos em RTF e PDF são menos.
Como saber se um computador está infectado?
A melhor maneira é instalar um programa antivírus, porém o mesmo tem que estar atualizado, pois, senão, não adiantará muita coisa.
Algumas Medidas de Proteção contra esse perigo
- Manter o antivírus ativo e atualizado;
- Não abrir automaticamente os anexos de e-mails, antes disso, fazer uma verificação nele;
- Configurar o antivírus para que verifique discos removíveis automaticamente;
- Não executar arquivos nem programas sem antes verificar ele antes.
Saiba Mais
Vírus não infectam apenas computadores, podem infectar notebooks, telefones celulares e PDAs também. Sobre os vírus de celulares, a infecção pode ocorrer desse modo: alguém lhe manda uma mensagem que diz que seu telefone está preste a receber um arquivos, então você permite que o mesmo se instale e se execute em seu aparelho e o vírus continua se espalhando. Para não ser a próxima vítima, não deixe seu bluetooth ligado quando não o estiver usando e não aceite arquivos de terceiros.
O tema da próxima postagem é o trojan. Não perca! Lembrando: para mais informaçõs, contamos também com um twitter: http://twitter.com/fecip_1141b , um email: fecip1141b@gmail.com e uma comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107787445 . Acesse e fique bem informado. Até a próxima!
Como dito na última postagem, a Internet apresenta diversos perigos, os quais devemos conhecer para podermos nos prevenir. Aqui no Segurança na Internet vamos falar da maior quantidade possível de ameaças, se tratando de malwares (programa malicioso), entre elas: vírus, trojan, worm, spyware, vírus de boot, keylogger, screenlogger, spam, adware, backdoor, bot, botnets e rootkits. Cada tipo de ameaça haverá uma postagem, para podermos explorá-la profundamente, ver seus conceitos, suas ameaças, seus sintomas para o computador e suas formas de prevenção. O primeiro malware será o vírus, tema da próxima postagem. Lembrando: para mais informaçõs, contamos também com um twitter: http://twitter.com/fecip_1141b , um email: fecip1141b@gmail.com e uma comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107787445 . Acesse e fique bem informado. Até a próxima!
Que a Internet é um ótimo meio de comunicação e de conhecimento, ninguém duvida. Na Internet podemos enviar emails, visitar blogs, redes sociais, navegar por sites dos mais variados assuntos, pagar contas e fazer compras e muitas outras coisas, não é? Porém, como nem tudo são flores, a Internet é um campo fértil para muitos perigos. Vírus e outras pragas, golpes e fraudes são alguns dos exemplos que podemos citar dos perigos encontrados na Internet. O blog Segurança na Internet vem com o intuito de esclarecer dúvidas sobre os perigos, os criminosos(os que cometem) e os meios de proteção mais eficientes para esses perigos, além de sempre trazer informações atualizadas do mundo da segurança. Para mais informaçõs, contamos também com um twitter: http://twitter.com/fecip_1141b , um email: fecip1141b@gmail.com e uma comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107787445 . Todos os dias, ou quase todos, estarei postando aqui no blog, para mantê-lo atualizado. A partir de hoje, a Internet conta com mais um blog que tem como objetivo te ensinar a navegar pela web com segurança!
sábado, 27 de novembro de 2010
Worm (Verme)
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Palestra
Quer saber tudo sobre Segurança na Internet? Então venha participar de nossa palestra. Ela acontecerá na Escola Técnica do Rio de Janeiro (ETERJ), no dia 26 de novembro às 14:30. Venha! Você é o nosso convidado especial! Não perca! Para mais informações, entre em nossa página sobre o palestra: http://netsegura-fecip2010.blogspot.com/p/palestra-sobre-seguranca-na-internet.html .
domingo, 14 de novembro de 2010
Trojan horse (Cavalo de tróia)
Na informática, um cavalo de tróia (trojan horse) é um programa, normalmente recebido como um “presente” (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário. O cavalo de tróia pode executar algumas funções maliciosas, como: instalação de keylogger e screenlogger (temas de próximas postagens); furto de senhas e informações sensíveis, como número de cartão de crédito, conta do banco entre outras; inclusão de backdoor (também tema de uma próxima postagem); alteração e destruição de arquivos.
O Cavalo de Tróia na História
Conta a mitologia grega que o “Cavalo de Tróia” foi uma grande estátua, utilizada como instrumento de guerra pelos gregos para obter acesso a cidade de Tróia. A estátua do cavalo foi recheada com soldados que, durante a noite, abriram os portões da cidade possibilitando a entrada dos gregos e a dominação de Tróia. Daí surgiram os termos “Presente de Grego” e “Cavalo de Tróia”. Aconcelho, para saber mais da história do Cavalo de Tróia, que você assita o filme "Tróia" , produzido pela Warner Bros, com Brad Pitt e Orlando Bloom, dentre outros.
(Cena do Filme "Tróia")
Diferenças entre Trojan, Vírus e Worm
A principal diferença é que não pode infectar outros arquivos e nem propagar cópias de si mesmo automaticamente, diferente dos vírus e worms(tema de uma próxima postagem). Um cavalo de Tróia necessita ser executado. Podem existir casos que o trojan contenha um vírus ou um worm, porém, mesmo nesses casos, dá pra se distinguir as ações dos vírus e worms dos trojans.
Instalação do trojan no computador
O cavalo de Tróia necessita ser executado para se instalar. Ele pode estar em um site ou anexo de email. Se você detém de um programa leitores de email, CUIDADO. Só o fato de ler a mensagem já executa o trojan.
O que um cavalo de Tróia pode fazer em um computador?
Normalmente, o cavalo de Tróia instalará programas para facilitar o invasor de ter domínio total sobre a máquina. Estes programas podem permitir que o invasor: tenha acesso e copie todos os arquivos armazenados no computador; descubra todas as senhas digitadas pelo usuário; formate o disco rígido do computador, etc. O cavalo de Tróia pode sim instalar programas sem que o usuário perceba!
Como se proteger?
Ter um bom antivírus, ou se preferir algo mais específico, um bom anti trojan, que são softwares especializados nesses tipos de malwares. Exemplos de anti trojans: Anti- Trojan Elite, Anti Trojan Pro, Twister entre outros.
O tema da próxima postagem é o Worm. Não perca! Lembrando: para mais informaçõs, contamos também com um twitter: http://twitter.com/fecip_1141b , um email: fecip1141b@gmail.com e uma comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107787445 . Acesse e fique bem informado. Até a próxima!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Vírus
Você já ouviu falar em vírus de computador? A grande maioria responderá sim, desde os iniciantes até os experientes. É quase impossível para quem utiliza a Internet nunca ter ouvido esse termo antes. Porém, muitos podem desconhece-lo e é por isso que essa postagem foi criada para explicar para os iniciantes e tirar dúvidas até mesmo dos mais experientes.
Vírus de computador é um malware (programa malicioso), criado por programadores, que, assim como um vírus biológico (exemplo muito popular é o H1N1), infecta um sistema, se multiplica (fazendo cópias de si mesmo) e tenta se espalhar por diversos modos. É bom enfatizar que o vírus depende da execução do arquivo ou programa hospedeiro para se tornar ativo e continuar seu processo de infecção. Você deve estar se perguntando: como assim? Eu não executarei o vírus, pois o mesmo depende disso. O problema é que ele não vem com sua verdadeira "cara". Mas adiante vamos conhecer alguns meios utilizados por muitos vírus.
Como o vírus afeta meu computador?
Normalmente, ele assume o controle total de sua máquina, podendo fazer qualquer coisa, desde mostrar uma mensagem de "Parabéns", destruir arquivos e programas, ou seja, o que ele foi programado para fazer.
Como ocorre a infecção?
Para que um computador seja infectado, é preciso que um programa infectado seja executado. Para isso, existem diversas maneiras, entre elas: abrir anexos de e-mails ou arquivos do Word, Excel, etc.; arquivos infectados em outros computadores, porém, com o compartilhamento, contraisse o vírus instalar programas de procedência duvidosa, através de pen drives, cd, dvd, baixados da Internet; e ter mídias removíveis infectadas, que quando inseridas no computador, infectam o mesmo dentre muitos outros exemplos, mais recentes, porém para saber deles, recomendo a leitura de jornais, revistas, sites especializados nisso.
Um computador pode ser infectado por um vírus sem que perceba, pois muitos procuram permanecer ocultos ou inativos por um tempo, sendo executados em uma data específica. É muito propagado por e-mails. Existem ainda os vírus de macros, que se espalham através de programas como Word, Excel e PowerPoint, que são mais suscetíveis a esses vírus, enquanto os arquivos em RTF e PDF são menos.
Como saber se um computador está infectado?
A melhor maneira é instalar um programa antivírus, porém o mesmo tem que estar atualizado, pois, senão, não adiantará muita coisa.
Algumas Medidas de Proteção contra esse perigo
- Manter o antivírus ativo e atualizado;
- Não abrir automaticamente os anexos de e-mails, antes disso, fazer uma verificação nele;
- Configurar o antivírus para que verifique discos removíveis automaticamente;
- Não executar arquivos nem programas sem antes verificar ele antes.
Saiba Mais
Vírus não infectam apenas computadores, podem infectar notebooks, telefones celulares e PDAs também. Sobre os vírus de celulares, a infecção pode ocorrer desse modo: alguém lhe manda uma mensagem que diz que seu telefone está preste a receber um arquivos, então você permite que o mesmo se instale e se execute em seu aparelho e o vírus continua se espalhando. Para não ser a próxima vítima, não deixe seu bluetooth ligado quando não o estiver usando e não aceite arquivos de terceiros.
O tema da próxima postagem é o trojan. Não perca! Lembrando: para mais informaçõs, contamos também com um twitter: http://twitter.com/fecip_1141b , um email: fecip1141b@gmail.com e uma comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107787445 . Acesse e fique bem informado. Até a próxima!
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Os perigos da Internet
Como dito na última postagem, a Internet apresenta diversos perigos, os quais devemos conhecer para podermos nos prevenir. Aqui no Segurança na Internet vamos falar da maior quantidade possível de ameaças, se tratando de malwares (programa malicioso), entre elas: vírus, trojan, worm, spyware, vírus de boot, keylogger, screenlogger, spam, adware, backdoor, bot, botnets e rootkits. Cada tipo de ameaça haverá uma postagem, para podermos explorá-la profundamente, ver seus conceitos, suas ameaças, seus sintomas para o computador e suas formas de prevenção. O primeiro malware será o vírus, tema da próxima postagem. Lembrando: para mais informaçõs, contamos também com um twitter: http://twitter.com/fecip_1141b , um email: fecip1141b@gmail.com e uma comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107787445 . Acesse e fique bem informado. Até a próxima!
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Segurança na Internet
Que a Internet é um ótimo meio de comunicação e de conhecimento, ninguém duvida. Na Internet podemos enviar emails, visitar blogs, redes sociais, navegar por sites dos mais variados assuntos, pagar contas e fazer compras e muitas outras coisas, não é? Porém, como nem tudo são flores, a Internet é um campo fértil para muitos perigos. Vírus e outras pragas, golpes e fraudes são alguns dos exemplos que podemos citar dos perigos encontrados na Internet. O blog Segurança na Internet vem com o intuito de esclarecer dúvidas sobre os perigos, os criminosos(os que cometem) e os meios de proteção mais eficientes para esses perigos, além de sempre trazer informações atualizadas do mundo da segurança. Para mais informaçõs, contamos também com um twitter: http://twitter.com/fecip_1141b , um email: fecip1141b@gmail.com e uma comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107787445 . Todos os dias, ou quase todos, estarei postando aqui no blog, para mantê-lo atualizado. A partir de hoje, a Internet conta com mais um blog que tem como objetivo te ensinar a navegar pela web com segurança!
Segurança na Internet
BEM-VINDO!!!
SEJA BEM-VINDO AO BLOG SEGURANÇA NA INTERNET!!
Quem sou eu
- netsegura
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- O Segurança na Internet é um blog feito para tirar dúvidas acerca desse tema, que envolve os perigos e os cuidados que devemos ter ao navegar na internet. Ele surgiu como um meio de divulgação da XXIV FECIP ETERJ 2010, sendo tema da turma 1141 b.
Arquivos do Segurança na Internet
Total de visualizações de página
Seguidores
Tecnologia do Blogger.